Webjornalismo

Webjornalismo 4. Conceito 4.1 Novo paradigma comunicacional 4.2 Surgimento e fases 4.3 Rotina do webjornalismo 4.31 Jornalismo colaborativo 4.4 Redação e edição 4.5 Convergência 4.6 Sistema e suportes 4.7 Características do webjornalismo

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Imprensa Escrita

Imprensa Escrita. 3. Imprensa escrita. 3.1 Gêneros de redação. 3.1.1 Definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. 3.2 Técnicas de redação jornalística. 3.2.1 Lead, sub-lead, pirâmide invertida. 3.3 Critérios de seleção, redação e edição. 3.4 Processo gráfico. 3.4.1 Conceito de editoração e preparação de originais. 3.5 Projeto gráfico. 3.5.1 Tipologia. 3.5.1.1 Caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. 3.5.2 Diagramação e retrancagem. 3.5.2.1 Composição, impressão. 3.5.3 Planejamento editorial. 3.5.3.1 Ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. 

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Jornalismo Institucional

Jornalismo Institucional. 2.1 História, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. 2.2 Notícia institucional. 2.3 Estrutura e processo de construção da notícia. 2.4 Notícia na mídia impressa. 2.5 Notícia na mídia eletrônica. 2.6 Notícia na mídia digital. 2.7 A produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. 2.8 O papel do assessor. 2.9 Atendimento à imprensa. 2.10 Sugestões de pauta, releases e artigos. 2.11 Organização de entrevistas. 2.12 Produtos de uma assessoria de imprensa. 2.13 Mecanismos de controle da informação. 2.14 Pauta institucional. 2.15 Canais e estratégias de comunicação interna. 2.16 Publicações jornalísticas empresariais. 2.16.1 História, planejamento, conceitos e técnicas. 2.17 Métodos e técnicas de pesquisa.

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Jornalismo e Meios de Comunicação de Massa

Jornalismo e Meios de Comunicação de Massa. 1.1 História e conceitos. 1.2 Veículos de comunicação de massa no Brasil. 1.2.1 História, estrutura e funcionamento. 1.3 Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. 1.4 As condições de produção da notícia. 1.5 Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico.

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Manuel Castells e a Sociedade em Rede

Manuel Castells é um sociólogo espanhol e um dos estudiosos da comunicação contemporânea mais proeminentes. Sua obra mais importante é intitulada "A sociedade em rede", primeiro volume da trilogia Era da Informação. Durante os anos 1970, Castells participou no desenvolvimento da sociologia urbana Marxista. 

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Estudos Culturais

Estudos Culturais (cultural studies) – Escola inglesa do fim dos anos 1950. Os estudos se basearam na abordagem estética e ética ligadas às práticas das culturas populares. Nela, os meios de comunicação sustentam e reproduzem a estabilidade cultural. Os meios de comunicação se relacionam com o sistema social, continuidade e transformação da cultura e o controle social. As pessoas são “produtores e “consumidores” de cultura ao mesmo tempo. 

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Jornal Impresso e Revista

A revista é portátil, fácil de usar e oferece grande quantidade de informação. Ao contrário do jornal, que costuma ser diário, possui periodicidade semanal, quinzenal e mensal. É uma mídia de grande permanência já que alguns leitores guardam as revistas por longos períodos. O jornal impresso costuma ser descartado no mesmo dia. A revista não está presao factual como os jornais. 

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

História da Fotografia

A fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. No início do desenvolvimento da tecnologia, houve uma busca intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Poderes da Administração

Os Poderes Administrativos são divididos em Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar, De Polícia. Em sua execução a Administração Pública pode incorrer em Abuso do Poder.  Poder Hierárquico Caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. (clique no título/link para ver a aula/definição completa)

Organização do Poderes

A Constituição Federal de 1988 prevê que os Poderes da União que são: Legislativo, Judiciário e Executivo. Existe ainda Ministério Público que tem independência dos outros poderesSeu objetivo principal é garantir que a lei seja cumprida e agir na defesa da ordem jurídica. 

(clique no título/link para ver a aula/definição completa)