Titulação, legenda e edição de texto e imagem

Como na boa propaganda, é proibido a esse anúncio prometer mais do que a matéria realmente oferece ou afirmar algo que nela não existe. Se por exemplo, a notícia diz o que "pode" acontecer, será deturpação grave - por que afeta a credibilidade do jornal – transformar, no título, o "pode" (possibilidade) em "deve" (probabilidade); ou, pior ainda, passar da possibilidade para a certeza. O título deve sair no primeiro parágrafo, mas nunca repetindo exatamente as palavras e a construção do texto (o mesmo cuidado tem de existir na relação entre lead e legenda e entre título e legenda.) Para fatos que vão acontecer, é aceitável usar o presente apenas se a data ou época estiver indicada no título". Manual de Redação e Estilo - O Globo (1992). 

As características do webjornalismo e interação com o público por meio de redes sociais

Webjornalismo é a atividade jornalística voltada aos meios digitais pode ser chamada também de jornalismo online, ciberjornalismo, digital e eletrônico. Características do webjornalismo: 

  • InstantaneidadeAtualização Contínua - Capacidade de transmitir instantaneamente um fato. É muito rápido, fácil e barato inserir ou modificar notícias em formato binário. Mantém o usuário informado assim que os fatos acontecem. Contudo, falhas podem ser detectadas, principalmente por conta da rapidez, já que muitas vezes a informação deixa de ser apurada da maneira mais completa. Em alguns casos, a falta de uma conferência anterior a publicação online também provoca erros de português compromete o rigor na apuração dos fatos. 

Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas

Portal "é um tipo de site que funciona como uma porta de entrada para uma série de serviços e informações na internet, oferecendo ao usuário, entre outros serviços, correio eletrônico, notícias, chats, sistema de busca e links para diversas páginas da web. Atuam como editores de conteúdos próprios e como agregadores de conteúdos produzidos por terceiros, como artigo e informações culturais. Conforme o perfil dos usuários de um portal, este pode ser classificado como horizontal ou vertical. Portais horizontais são acessados por um público heterogêneo, com interesses variados, ao passo que um portal vertical atrai pessoas especializadas em um tema determinado ou um determinado segmento de público ligado a determinados interesses comuns, ou seja, comunidades verticais. Além disso, devem possuir qualidades de acessibilidade, visibilidade, usabilidade e portabilidade". Rabaça e Barbosa  

Usabilidade, Empacotamento e Personalização no Jornalismo Online

O jornalismo on-line se enquadra nas Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTCI). Os processos comunicacionais (abordagem teórica de campo), que envolvem, receptor, mensagem, canal e código, mudaram com as NTCI. 

  • Modelo de Comunicação em Massa (início do século XX até meados do final do século XX): Mesma mensagem para todos; poder do emissor (submissão do receptor); amplo alcance; pouca interatividade; participação relativa e limitada.
  • Modelo de Comunicação Digital (a partir de meados dos anos 1990): Mensagens exclusivas e segmentadas; igualdade de condições entre receptores e emissores; alcance limitado, em expansão; interatividade como pré-requisito; participação como pré-requisito.

Cores nos meios impressos, eletrônicos e digitais

A palavra "cor", vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar. 

As cores correspondem aos fenômenos físicos gerados pela luz. A cor branca, responsável por originar a luz, representa a união das sete cores do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e, a cor preta, representa a ausência de cor ou de luz. 

A cor é responsável por grande parte do impacto de uma imagem. Ela é utilizada para provocar sensações físicas e psicológicas como peso, frio, calor, excitação e relaxamento. 

O Papel e Responsabilidade Social do Jornalista

O poder do jornalismo e dos jornalistas aponta para a importância das suas responsabilidades sociais. A afirmação do reconhecimento de suas responsabilidades, por parte dos jornalistas e também dos donos das empresas jornalísticas, não é possível reduzindo as notícias a uma simples mercadoria". Traquina  

Pós-Modernidade

Pós-Modernidade é o aspecto cultural da sociedade pós-industrialConceito sociológico que designa a condição sócio-cultural e estética dominante no capitalismo após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise ideológica nas sociedades ocidentais no final do século XX . No modelo Pós-Industrial de produção, que privilegia serviços e informação sobre a produção material, a Comunicação e a Indústria Cultural ganham papéis fundamentais na difusão de valores e ideias do novo sistema. 

Noticiabilidade e Valor Notícia no Jornalismo

A noticiabilidade é um conjunto de elementos através dos quais o órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos, dentre os quais há que selecionar a notícia.” Wolf 

O termo Noticiabilidade está normalmente vinculado aos processos de rotinização e de estandardização das práticas produtivas. Ela está sempre subordinada aos interesses e necessidades do jornal.

Pronomes Pessoais

pronome pessoal reto: tem função de sujeito na frase. Ex: Eu não sei essa matéria, mas ele irá me ajudar.  pronome pessoal oblíquo: desempenha função de complemento. Ex: Maria foi embora para casa, pois não sabia se devia ajudá-loÉ proibido iniciar frase com pronome oblíquo. Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos: os átonos não são precedidos de preposição, diferentemente dos tônicos que são sempre precedidos de preposição.   

Lei de Acesso à Informação

A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527), sancionada em 18 de novembro de 2011 no governo da Presidenta Dilma Rouseffconsolida e define o marco regulatório sobre o acesso à informação pública sob a guarda do Estado. Tem como objetivo de ampliar a participação cidadã e fortalecer os instrumentos de controle da gestão pública. Garante ao cidadão o exercício do seu direito de acesso à informação e cumpre diversos tratados e convenções internacionais estabelecidos pelo Brasil.