Estudos Culturais

Estudos Culturais (cultural studies) – Escola inglesa do fim dos anos 1950. Os estudos se basearam na abordagem estética e ética ligadas às práticas das culturas populares. Nela, os meios de comunicação sustentam e reproduzem a estabilidade cultural. Os meios de comunicação se relacionam com o sistema social, continuidade e transformação da cultura e o controle social. As pessoas são “produtores e “consumidores” de cultura ao mesmo tempo. É a única teoria que concebe o receptor ou destinatário da mensagem como agente crítico da cultura de massa(clique no título/link para ver a aula completa)

Jornal Impresso e Revista

A revista é portátil, fácil de usar e oferece grande quantidade de informação. Ao contrário do jornal, que costuma ser diário, possui periodicidade semanal, quinzenal e mensal. É uma mídia de grande permanência já que alguns leitores guardam as revistas por longos períodos. O jornal impresso costuma ser descartado no mesmo dia. A revista não está presao factual como os jornais. Diferencia do jornal pela estrutura e o conteúdo com maior riqueza de detalhes por meio de citações, indicações e comparações.  (clique no título/link para ver a aula completa)

História da Fotografia

A fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. No início do desenvolvimento da tecnologia, houve uma busca intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Em 1835, surgiu da primeira patente para um processo fotográfico, o daguerreótipo, feita por Louis Jacques Mandé Daguerre. (clique no título/link para ver a aula completa)

Poderes da Administração

Organização do Poderes

Repartição de Competências

Organização do Estado

Dialogismo e Teoria da Enunciação

Dialogismo é o conceito central, elaborado por Mikhail Bakhtin, que estabelece a relação entre linguagem, sujeito e vida. O pensamento bakhtiniano (crítica ao objetivismo abstrato identificado com Saussure) é invocado pelas teorias da comunicação, pelas diferentes análises do texto e do discurso, pragmática, sociolinguística, linguística aplicada e outros.  (clique no título/link para ver a aula completa)

Diagramação

Redação Oficial