Fazer questões

Questões por página: Imprimir
O título III, capítulo IV e Art. 31, da Constituição Federal diz que a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo municipal, na forma da lei, como prevê os incisos: 

I. O Controle Externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver. 
II. O Parecer Prévio, emitido pelo órgão competente, sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal. 
III. As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. 
IV. É permitida a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de contas municipais. 

Está(ão) correta(s) a(s) alternativas: 
O capítulo V da Constituição Federal (texto promulgado em 05/10/1988) trata especificamente da Comunicação Social. E, o artigo 221º, desse Capitulo, diz que a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: 

I. Preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. 
II. Promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação. 
III. Regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei. 
IV. Respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. 

 Está (ão) correta (s) a(s) alternativas: 
A lei que rege os direitos autorais sobre a imagem, no Brasil, é a de número 9.610/98. Ela confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Como obras intelectuais, de acordo com a lei, são: textos, obras dramáticas, composições musicais, fotografias, dentre outros. Não são obras que possuem direitos autorais:
4
Prova: Câmara de Araguari - MG
Ano: 2018    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Webjornalismo
A hipertextualidade é uma das características fundamentais no webjornalismo. Porém, é notória a ausência de um conjunto de regras de utilização que ajudem os jornalistas no processo de produção de notícias para a Web. Isso se deve ao fato de as plataformas de acesso estar em constante evolução, o que contribui à instabilidade do setor (CANAVILHAS, 2014). Porém, algumas características desta modalidade de textos são imutáveis: 
5
Prova: Câmara de Araguari - MG
Ano: 2018    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Redação Jornalística
Zanotti (1999) diz que a produção de títulos de textos informativos deve ser encarada, pelos profissionais da comunicação social, como algo mais nobre do que a simples aplicação de algumas regras básicas, pois ao profissional cabe sintetizar em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor. Aponte as principais regras básicas para elaboração do título: 
O processo de produção gráfica requer, do profissional, conhecimentos em design gráfico, ou seja, deve dominar as teorias e técnicas que reveste a comunicação visual. Tratase de um processo de dar ordem estrutural e uma forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto, podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros. São áreas de atuação do desing gráfico: 
De acordo com a lei nº 4680, de 18 de junho de 1965, Art.17º, os preceitos, também entendidos como Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, dizem que NÃO é permitido: 
A Ética Jornalística é a deontologia ou conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. Embora não institucionalizadas pelo Estado, estas normas são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país. De acordo com art. 9º da Federação Nacional do Jornalismo – Fenaj - é dever do jornalista:
A comunicação que ocorre no âmbito interno das organizações deve ser planejada estrategicamente. Sempre pensada como uma via de mão dupla, a comunicação interna visa informar os funcionários deixando claro porque algumas decisões são tomadas. Além disso, se bem planejada, ela promove a integração entre as áreas e se constitui em um agente humanizador das relações de trabalho. A comunicação interna possui dois canais: o formal e o informal. São canais formais: 
A linguagem da publicidade é centrada no receptor e foca um estilo de comunicação apelativa ou conativa. A função apelativa ou conativa é facilmente identificada pois: