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1
Prova: Eletrobrás
Ano: 2016    Banca: EXATUS    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
E um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso da exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. E uma representação parcial e subjetiva da realidade: 
2
Prova: ESMARN
Ano: 2016    Banca: FUNCERN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema

A produção de uma peça audiovisual pode ser dividida em três etapas, denominadas de préprodução, produção e pós-produção. Sobre essas etapas, é correto afirmar: 

3
Prova: ESMARN
Ano: 2016    Banca: FUNCERN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
É correto definir obra audiovisual como produto da 
4
Prova: Universidade do Estado de Santa Catarina
Ano: 2009    Banca: IBCP    Cargo: Jornalismo
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
“Os cineastas, antes de pregar sua auto-destruição, que façam pelo menos filmes revolucionários. A vanguarda revolucionária é a descoberta permanente das novas qualidades do ser humano e sua relação com a sociedade” 

Trecho de carta de 1971 reproduzido por O Estado de São Paulo, em abril de 1998. Cineasta brasileiro de maior prestígio internacional, considerado o grande nome do cinema novo. 

Estamos nos referindo à:
5
Prova: Universidade Federal do Ceará
Ano: 2008    Banca: CCV/ UFC    Cargo: Telejornalismo
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
Lançado em 2003, o programa DOCTV é uma iniciativa que tem por propósito revelar um Brasil a partir de múltiplos olhares. Sobre o projeto DOCTV, assinale a alternativa correta.
6
Prova: Universidade Federal do Ceará
Ano: 2008    Banca: CCV/ UFC    Cargo: Telejornalismo
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
Jorge Furtado é um dos mais importantes roteiristas da televisão brasileira. Um dos seus trabalhos como documentarista que teve grande repercussão, no Brasil e em outros países, é Ilha das Flores. 

Sobre esse documentário, assinale a alternativa correta.
7
Prova: Universidade Federal do Ceará
Ano: 2008    Banca: CCV/ UFC    Cargo: Telejornalismo
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
O jornalismo e o documentário têm muitos focos em comum, mas é principalmente pelo fôlego na investigação e no tratamento especial dado ao material investigado que as fronteiras entre ambos se esvaem. No Ceará, há vários documentaristas premiados em festivais e vencedores de editais, muitos deles com trabalhos difundidos pela televisão. 

Assinale a alternativa que corresponde a documentários de realizadores cearenses.
8
Prova: Ministério das Comunicações
Ano: 2008    Banca: CESPE    Cargo: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema
O admirável mundo da leitura não-linear 

Um bloco de diferentes informações digitais interconectadas é um hipertexto, que, ao utilizar nós ou elos associativos, consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Polliana Ferrari. Jornalismo digital. São Paulo, Contexto, 2004, p. 42. 

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No cinema, a montagem que se utiliza de flash-back é uma forma fílmica de hipertexto. Graficamente, é a presença de um arquivo capaz de elucidar as formas presentes.

9
Prova: Prefeitura Municipal de Denise
Ano: 2015       Cargo: Fotografia
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema

Os produtos audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo, estrutura, duração, gênero, etc. Tradicionalmente, considera-se que produto audiovisual cinematográfico é: 

10
Prova: UFRN
Ano: 2017    Banca: UNICENTRO    Cargo: Editor de Imagens
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema

"(...) Editar para a televisão segue a maioria das normas clássicas para cinema da montagem que foram estabelecidas pelo diretor norte-americano D. W. Griffith e pelos diretores russos V. I. Pudovkin e Sergei Eisenstein. Há um século, eles perceberam que o filme possui linguagem e regras próprias. Eles definiram os padrões de edição que são usados por praticamente todos os editores atuais tanto na TV quanto no cinema." (KELLINSON, Cathrine. Produção e Direção para TV e Vídeo. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. p. 233). 

De acordo com Eisenstein,