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Na produção audiovisual, a característica do som que está ligada à altura é 
A linguagem sonora no cinema clássico, desde o modelo de Griffith até os seus subprodutos contemporâneos, é elaborada por meio do sincronismo da imagem visual e dos sons. O produto desse sincronismo denomina-se 

Das alternativas a seguir, assinale a que possui um conector usado apenas para áudio: 

São formatos de arquivos de áudio utilizados na publicação de podcasts o MP3, o AAC, o MKV e o ODT. 


O áudio digital ficou cada vez mais conhecido e utilizado na última década, sobretudo pela popularização do MP3, uma extensão que passou a representar um arquivo de áudio. Assinale a alternativa cujos formatos referem-se, exclusivamente, a arquivos de áudio. 

Na elaboração do orçamento de um programa de televisão, o ítem “sonorização” refere-se aos custos de 

O processo básico de edição mecânica do som tem a seguinte sequência: 

I. Ache o ponto de edição inicial (ou nó ponto), que é o ponto de partida, na fita, da seção de áudio que você quer remover. Isto é feito através de um processo chamado scrubbing, no qual o editor de som avança e retorna o carretel lentamente para achar o ponto preciso para fazer o corte. 

II. Usando um lápis especial, marque a fita diretamente sobre o cabeçote do gravador. 

III. Reproduza a fita até chegar no primeiro som que você quer manter, chamado de out point. Marque também aquele ponto de edição com o lápis. 

IV. Remova a fita e coloque-a no bloco de edição. O bloco de edição contém fendas especiais com ângulos de 45º e 90º. 

V. Alinhe o primeiro ponto de edição com a fenda com 45º e corte a fita com a lâmina, seguindo o ângulo da fenda. Faça o mesmo com o segundo ponto de edição. 

VI. Usando a fita especial de edição, emende os dois pontos soltos de fita magnética, sem deixar espaços entre eles. 

VII. Coloque a fita de volta no rolo a rolo e teste a edição. Pode ser preciso cortar mais de uma das pontas. (lazer.hsw,UOL.com.br – Adaptado) 

A respeito dessa técnica, é possível afirmar que 

QuaI a finalidade da função de "phanton power" numa mesa de áudio?

Durante a edição de um material, o editor de imagens aproximou a trilha de áudio, onde foi possível visualizar alguns pontos, conforme mostrado na figura abaixo:


A quantidade de pontos por segundo em um áudio digital tem relação direta com 

A edição dos materiais radiofônicos, dentro da convergência de mídias, precisam ser produzidos para diferentes suportes: rádio hertziano, webrádio, redes sociais e podcasting. Outra implicação profissional é o trabalho multitarefa desempenhado dentro dos estúdios sonoros. Diante dessas questões, é necessário desenvolver o talento cultural e técnico e dispor de equipamentos que auxiliem na melhor produção possível. 

Assinale a alternativa que demonstra a passagem do modelo de trabalho da fase analógica para a digital na produção radiofônica: