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Prova: EBSERH - MG
Ano: 2014    Banca: AOCP    Cargo: Jornalismo
Disciplina: Novas Tecnologias
Assunto: Arquitetura da Informação
Sobre Usabilidade, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma regra básica de usabilidade.


A velocidade e a praticidade das informações, exigências do mundo globalizado, constituem a força motriz do surgimento de novas tecnologias de comunicação e de máquinas, como os computadores, os software, os satélites, os videogames e os blogs.

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Os software são ferramentas, utensílios, programas de fácil manuseio destinados a possibilitar o acesso das pessoas a assuntos de maior complexidade; são ferramentas que as auxiliam a navegar em computadores e na Internet.


As novas tecnologias de comunicação transformam o espaço público em espaço privado, ou, ao contrário, criam a sensação de que o espaço privado é público.


Alguns estudiosos de comunicação social consideram os jogos eletrônicos que envolvem o uso de armas como simulações importantes para a indústria bélica. Nessa perspectiva, os jogos eletrônicos, tal como os sítios de relacionamento, constituem simulacros da vida cotidiana que apresentam um pouco mais de novidade. 

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Os fatos têm demonstrado que os perigos da exposição de menores à Internet são os mesmos que os da exposição à TV, principalmente porque os dois são veículos cujo acesso ocorre dentro de casa.


A atitude das próprias crianças de trocarem de nome e, mesmo, o fato de saberem o que é certo e o que é errado na Internet demonstram que a Internet não é um veículo limpo, asséptico e que faz parte do que se produz na ordem social, mesmo que no chamado mundo virtual.


Nos sítios de relacionamento, os processos comunicativos são assimétricos: um sujeito ativo emite estímulo e um sujeito passivo é impressionado por esse estímulo e reage. Segundo esse entendimento, a Internet acaba sendo um meio de massa e não, um de seus corretivos.


Os software são caminhos inteligentes para a simulação e fruto de operações matemáticas, e não, das analogias com a natureza.


Os avanços de natureza conceitual, teórica e metodológica dos estudos culturais da comunicação (cultural studies), no período entre 1950 e 1960, permitem afirmar que o ciberespaço, por mais que seja alvo de críticas, é um campo propício para a interatividade.