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O tipo de modulação ASK (amplitude shift keying), indicado para situações em que o sinal esteja exposto a muito ruído, é considerado de alto custo e utiliza um modulador de amplitude do sinal para a transmissão do código desejado.

A modulação por amplitude e quadratura é resultante de uma combinação entre modulações ASK e PSK, sendo o mapeamento por código Gray o método utilizado na distribuição do código binário do diagrama de irradiação. Na figura abaixo, que representa um diagrama de constelação de modulação QAM, o diagrama corresponde à modulação 64-QAM.


Na figura abaixo, que ilustra um monitor de forma de onda de um sinal de vídeo analógico, o elemento indicado pelo círculo branco, localizado na parte inferior da figura, corresponde ao sinal burst que apresenta um valor de 40% IRE.


Em relação às atenuações mínimas das emissões fora de faixa e à potência média do transmissor, especificadas em função do afastamento em relação à frequência central das portadoras OFDM para as máscaras do espectro de transmissão, as estações digitais que operarem com máscara não crítica em determinada localidade onde não exista canal adjacente devem ter seus filtros reajustados para atenderem à máscara crítica do espectro de transmissão, obedecendo aos parâmetros regulamentares, para proteger o canal adjacente que, futuramente, se instale na mesma localidade.

Sabendo-se que a frequência da portadora é a frequência central da largura de banda do SBTVD e que a frequência do canal é deslocada positivamente de determinado valor em MHz, em relação à frequência central utilizada no atual plano de canalização, o canal 14 de UHF terá, como frequência da portadora central, 473,142857 MHz, o canal 15 terá 479,142857 MHz, e o canal 16, 485,142857 Mhz.

Para que uma rede de televisão implante sistema de rede de frequência única (SFN), por meio de sinais OFDM gerados por diferentes clocks de amostragem IFFT (inverse fast fourier transform), quando os múltiplos moduladores OFDM são utilizados, todos os clocks de frequência de amostragem IFFT devem ser idênticos, porque, se uma das frequências diferir da outra, a diferença afeta o período do símbolo OFDM e, consequentemente, um símbolo se desloca além do comprimento do intervalo de guarda produzido entre sinais OFDM, o que causa interferência intersimbólica.

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Prova: Empresa Brasil Comunicação
Ano: 2011    Banca: CESPE    Cargo: Engenharia de Rádio e TV
Disciplina: Fotografia
Assunto: Iluminação e Flash

Três sistemas de mensuração de cores são fundamentais para a luminotécnica e colorimetria dos objetos: 

  • distribuição espectral da fonte ou objeto; 
  • temperatura da cor correlata; 
  • índice de reprodução de cores. 

A distribuição espectral da fonte ou objeto pode ser discreta ou contínua e é medida em watt; a temperatura da cor correlata é a temperatura absoluta cuja cor percebida se assemelha, o mais próximo possível, à apresentada pela fonte luminosa e medida em graus Kelvin; o índice de reprodução de cores é o valor percentual médio relativo à sensação de reprodução de cor, embasado em uma série de cores padrão e medido em percentual.

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Prova: Empresa Brasil Comunicação
Ano: 2011    Banca: CESPE    Cargo: Engenharia de Rádio e TV
Disciplina: Fotografia
Assunto: Iluminação e Flash

Sabendo-se que lux, unidade internacional de medida de lúmens por m², mede o fluxo luminoso de uma fonte em uma área considerada e que a sensibilidade das câmeras de vídeo é determinada pelo seu valor em lux na captação da luz incidente, é correto afirmar que mais sensível é a câmera que apresenta maior valor em lux.

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Prova: Empresa Brasil Comunicação
Ano: 2011    Banca: CESPE    Cargo: Engenharia de Rádio e TV
Disciplina: Fotografia
Assunto: Iluminação e Flash

O ciclorama, fundo curvo e contínuo, pintado de cor clara, tem como objetivo criar a ilusão de profundidade infinita em estúdios de televisão, sobre o qual são projetadas diversas tonalidades de luz, criando-se efeitos diversos nas cenas a serem captadas. Para isso, utilizam-se refletores movinglights.

As câmeras de vídeo possuem sensores CCD ou CMOS, responsáveis pelo registro das imagens que chegam através da objetiva. Um dos importantes ajustes na câmera de vídeo é o white-balance, em que o circuito eletrônico da câmera analisa as porcentagens das cores que compõem a luz branca no ambiente e, havendo desvio nessa proporção, é realizada a correção. Nas câmeras digitais, esse ajuste é automático e, nas profissionais, o operador pode, manualmente, compensar o balanceamento da cor branca, a fim de ajustar corretamente a temperatura da cor das imagens ou cenas particulares.