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Na criação de projetos gráficos, a palavra é linear, e a imagem é espacial e se desenvolve em todas as direções, portanto, sendo um hipertexto, esta jamais será um texto. 

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Prova: Ministério das Comunicações
Ano: 2008    Banca: CESPE    Cargo: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Cinema


No cinema, a montagem que se utiliza de flash-back é uma forma fílmica de hipertexto. Graficamente, é a presença de um arquivo capaz de elucidar as formas presentes.


As imagens podem representar informações digitais interconectadas, são ícones, do que se depreende que o mundo da comunicação imagética é um mundo de aparências, de simulacros. No photoshop, que molda e modifica as imagens nele contidas, o mundo virtual se afasta mais ainda do mundo real — afastamento compatível com a tecnologia empregada, aos moldes da comunicação contemporânea.


A definição de Michel Pêcheux de que o discurso é o efeito de sentidos entre locutores permite que se considere que o discurso humano esteja mais próximo de um hipertexto.


Para alguns autores da área de comunicação, a criação de um mundo virtual é considerada uma resposta da engenharia humana para enfrentar os desmandos do homem transformado em máquina, ao redesenhar o mundo atual (real), mudando o seu território natural.


O design, além de artística, é uma atividade retórica, probabilística, uma estratégia de marketing, de mediação usual, que adapta as intenções de cliente e autores aos desejos e expectativas do público-alvo. 


A velocidade e a praticidade das informações, exigências do mundo globalizado, constituem a força motriz do surgimento de novas tecnologias de comunicação e de máquinas, como os computadores, os software, os satélites, os videogames e os blogs.

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Os software são ferramentas, utensílios, programas de fácil manuseio destinados a possibilitar o acesso das pessoas a assuntos de maior complexidade; são ferramentas que as auxiliam a navegar em computadores e na Internet.


Suponha que banners da empresa que produz o produto anunciado no texto sejam colocados na Internet, em sítios esportivos, lincando o uso da Maxi Goiabinha à prática do esporte, e informações adicionais relativas a nutrientes estejam disponíveis no próprio sítio da empresa. Essa ideia publicitária não vingará, por problemas de custos e pela fugacidade das mensagens virtuais, sendo, nesse caso, mais adequados para a fixação de imagem do produto outros tipos convencionais de mídia.


Não obtêm bom resultado de venda os produtos em cujos anúncios foi utilizada linguagem metafórica, como, no trecho acima, o emprego da expressão “secar o rival”, uma vez a linguagem dos tropos, ou a linguagem das figuras, não é adequada para anúncios de produtos comestíveis.