Fazer questões

Questões por página: Imprimir
Paulatinamente, a classe empresarial vai criando consciência de que a comunicação é um instrumento estratégico e de gestão. Muitas empresas têm entendido que a comunicação lhes permite estabelecer contato com o público-alvo (também chamados de prospect ou targets) importantes para o seu sucesso. Andrade (2003) recomenda o uso de três critérios para definir o público-alvo de uma organização. 

Assinale a alternativa que os apresente. 
2
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Teorias do Jornalismo
De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. 

Tal hipótese dá especial ênfase à 
De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. 

Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona 
Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve 
5
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Teorias do Jornalismo
A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. 

A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs. 
6
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Webjornalismo
A criação e a produção de notícias on-line para divulgação em rede exigem conhecimento especializado, equipe multidisciplinar e planejamento. Segundo Moherdaui (2002), é conveniente fazer uma pesquisa de comportamento antes de estabelecer o perfil do leitor que se quer atingir e de elaborar o planejamento jornalístico, para estabelecer a estrutura narrativa e a utilização de ferramentas de navegação eficazes e que não confundam o leitor, mas que o auxiliem na busca. O hipertexto é um meio de organização de informações no qual o centro de atenção depende do leitor, que se converte, assim, em um leitor ativo. A edição on-line deve permitir uma leitura linear da notícia individualizada, em que o leitor pode percorrer os diversos caminhos de leitura, disponíveis por conjunto de palavras e por blocos de textos estruturados em rede, com recursos multimídia. 

A esse respeito, assinale a alternativa que apresente os pontos a serem observados na concepção de um informativo on-line, considerados por Moherdaui (2002). 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), sendo a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil. De acordo com o planejamento estratégico da Anatel para o período 2015 a 2024, sua missão é 
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinado pelas organizações Associação Brasileira das Agências de Propaganda, Associação Brasileira de Anunciantes, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e pela Associação Nacional de Editores de Revistas, trata – entre outras questões – da respeitabilidade em relação à sociedade como um todo. 

Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo de anúncios elaborados pelas Agências de Publicidade. 
9
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Redação Jornalística
O artigo a ser publicado em veículos de comunicação objetiva desenvolver uma ideia, comentar um assunto a partir de uma fundamentação, abordar questões teóricas, políticas, mercadológicas, institucionais, fatos ou revelar a posição dos dirigentes ou pesquisadores sobre um tema específico. Duarte (1998, p. 14) recomenda: “Evite erudição, citações bibliográficas, nomes ou termos científicos. Prefira palavras de uso comum. Entre duas palavras, escolha a mais comum. Entre duas comuns, use a menor. Veículos de comunicação de massa não são ideais para apresentar teorias e descrições complexas (...)”.

Considerando um artigo para um veículo específico, assinale a alternativa correta.
10
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Redação Jornalística
A atuação do profissional da comunicação está alicerçada, entre outras, nas áreas social e educativa, buscando sempre tornar visível sua capacidade em mediar a relação transmissiva do conhecimento e de demais aspectos pertinentes. São enfocadas, ainda, a relevância e a consistência do comunicador na produção do conhecimento, meio que consiste na possibilidade educativa, alicerçada na língua portuguesa, requerendo do profissional um aprimoramento linguístico que é propiciado pelo conhecimento letrado. 

A esse respeito, assinale a alternativa correta.