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Recurso que causa no telespectador a impressão de passagem de tempo, o plano sequência é uma tomada ininterrupta, com duração maior que a usual. Na edição desse plano, não há cortes.

A sensibilidade ou nível mínimo de sinal requerido na entrada de radiofrequência (RF) de um receptor de VHF é, normalmente, especificado na unidade :V.

O zoom era um recurso muito utilizado nos primeiros tempos de produção, tanto no cinema quanto na televisão. Ultimamente, o recurso deixou de ser utilizado com tanta frequência por questões estéticas. Mesmo assim, há casos em que o zoom pode servir como uma boa solução. A forma adequada de uso do zoom para que este seja mais bem utilizado na edição é:

A técnica QAM, usada tanto no sistema PAL (phase alternate line) como no NTSC, permite a modulação dos sinais (B – Y) e (R – Y), mas com alternância de fase das subportadoras.

Em cada minidisco (MD), é possível armazenar 30 minutos de gravação mono, por isso, ele não é empregado como sistema de reprodução no estúdio, embora seja utilizado como gravador portátil em locações externas.

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Denomina-se boom, ou vara, o acessório utilizado para suportar o microfone e fazê-lo permanecer fora do enquadramento da câmera, em tomadas de cena no estúdio ou em externas, servindo para captar o áudio a uma distância suficiente para ficar fora dela. Geralmente, os microfones acoplados ao sistema boom são do tipo cardioide e supercardioide, equipamentos com excelente resposta de áudio e alta capacidade de captação direcional.

Um plano pode ser corretamente definido como o ponto de vista ou a distância da câmera em relação ao assunto, indicando os possíveis enquadramentos.

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Prova: Correios
Ano: 2011    Banca: CESPE    Cargo: Jornalismo
Disciplina: Radiodifusão e Audiovisual
Assunto: Roteiro

Storyline é o resumo composto de algumas páginas que o autor submete ao produtor durante o processo de construção de um roteiro. No storyline, estão condensadas as várias tramas que constituem uma história.

Em áudio digital, quanto menor a taxa amostral do som maior será a sua resolução.

A imagem digital com uma logomarca é produzida por meio de computação gráfica para ser inserida sobre determinado take, sendo gerado um arquivo de 32 bits por pixel, composto pelos canais RGB+Alpha. 

O canal Alpha de 8 bits (por pixel), fornece para cada pixel da imagem: