Fazer questões

Questões por página: Imprimir
De acordo com o art. 220 da Constituição Federal, “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Além do caput, este artigo contém seis parágrafos. Entre os enunciados abaixo identifique o único cujo teor contraria o texto constitucional.
2
Prova: Corregedoria Geral da União
Ano: 2012    Banca: ESAF    Cargo: Comunicacao Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Lei de Imprensa
Em 2009, a legislação brasileira sobre comunicação social foi alterada pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as opções abaixo, assinale a correta. 
3
As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta. 
A fim de estabelecer normas éticas e uniformizar seus procedimentos na produção jornalística, é praxe que veículos de comunicação social adotem códigos de ética e manuais de redação. Os seguintes enunciados referemse a essa questão. 

I. Não há um código de ética jornalística único no Brasil. 
II. Entre os códigos de ética jornalística, existentes no Brasil estão: o Código de Ética dos Jornalistas, da Federação Nacional dos Jornalistas, o Código de Ética da Associação Nacional dos Jornais e o Código de Ética da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. 
III. Os códigos, princípios ou manuais propostos pelo setor empresarial da mídia, os procedimentos ou princípios gerais para o jornalismo são, em sua essência, semelhantes aos códigos produzidos pela categoria profissional da área. 

Quanto a esses enunciados, 
5
Prova: Corregedoria Geral da União
Ano: 2012    Banca: ESAF    Cargo: Comunicacao Social
Disciplina: Comunicação Social
Assunto: Comunicação Pública
A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção. 

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público. 
II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública. 
III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias. 

Dos enunciados acima, 
Paulatinamente, a classe empresarial vai criando consciência de que a comunicação é um instrumento estratégico e de gestão. Muitas empresas têm entendido que a comunicação lhes permite estabelecer contato com o público-alvo (também chamados de prospect ou targets) importantes para o seu sucesso. Andrade (2003) recomenda o uso de três critérios para definir o público-alvo de uma organização. 

Assinale a alternativa que os apresente. 
7
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Teorias do Jornalismo
De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. 

Tal hipótese dá especial ênfase à 
De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. 

Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona 
Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve 
10
Prova: Advocacia Geral da União
Ano: 2019    Banca: IDECAN    Cargo: Comunicação Social
Disciplina: Jornalismo
Assunto: Teorias do Jornalismo
A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. 

A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.