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Mixagem é um processo de finalização de som que, realizado juntamente com a edição de imagem, combina diálogos, ruídos, som ambiente e trilha musical em um único canal sonoro.

Final Cut Pro, Sony Vegas Pro e Adobe Premiere Pro são softwares utilizados na edição de vídeos.

Fotometria refere-se ao processo de alteração e ajuste de cores na imagem, realizado durante a fase de edição de vídeos.

Fusão, também conhecido como fade, é um efeito de transição utilizado entre planos subsequentes com o objetivo de indicar uma passagem de tempo.

A escala das dimensões dos planos é utilizada para definir e classificar os enquadramentos feitos pela câmera conforme o distanciamento existente entre a câmera e o objeto filmado, sem considerar aspectos como profundidade de campo e perspectiva.

Plano, também denominado tomada, é a menor unidade significante de um filme ou vídeo contida entre dois cortes consecutivos.

Zoom consiste em um movimento de câmera que possibilita a variação da distância focal, influenciando a perspectiva da imagem.

Os movimentos de câmera são formas de intervir na construção do ponto de vista de um plano. Esses movimentos incluem a “panorâmica” (PAN), que consiste na rotação da câmera em torno de seu próprio eixo, e o travelling, que é o deslocamento da câmera de modo retilíneo.

Para montagem e teste de equipamentos utilizados em produções audiovisuais (cabeamento de todos os dispositivos), um técnico de som deverá executar os seguintes passos:

1. gerar sinais de referência a partir de geradores de frequência de som do próprio sistema; 

2. testar a qualidade do áudio que chega aos fones de ouvido; 

3. ouvir a resposta de cada um dos microfones que será utilizado na cena, avaliando a fidelidade da captação; 

4. monitorar, atentamente, a existência de algum humming (ruído elétrico) indesejável que possa trafegar no sistema e tentar eliminá-lo. Ao empregar a tecnologia atual para o registro sonoro (gravadores digitais multipista), o técnico de som deverá, ainda, fazer a checagem da configuração dos parâmetros para a digitalização do som, organizar o roteamento das entradas de sinal para os canais de gravação, configurar os dispositivos de contagem de tempo e enviar o sinal de time code para a câmera. João Godoy. O método de trabalho do som direto: manual para captação de som direto em produções audiovisuais. São Paulo: Mnemocine Editorial, 2014, p. 23-4 (com adaptações)

Com base no procedimento descrito acima e nos equipamentos e dispositivos de áudio e vídeo, julgue: 

O envio do sinal de time code para a câmera tem a finalidade de permitir uma perfeita sincronização entre som e imagem no momento da montagem e edição do produto audiovisual.

Para montagem e teste de equipamentos utilizados em produções audiovisuais (cabeamento de todos os dispositivos), um técnico de som deverá executar os seguintes passos:

1. gerar sinais de referência a partir de geradores de frequência de som do próprio sistema; 

2. testar a qualidade do áudio que chega aos fones de ouvido; 

3. ouvir a resposta de cada um dos microfones que será utilizado na cena, avaliando a fidelidade da captação; 

4. monitorar, atentamente, a existência de algum humming (ruído elétrico) indesejável que possa trafegar no sistema e tentar eliminá-lo. Ao empregar a tecnologia atual para o registro sonoro (gravadores digitais multipista), o técnico de som deverá, ainda, fazer a checagem da configuração dos parâmetros para a digitalização do som, organizar o roteamento das entradas de sinal para os canais de gravação, configurar os dispositivos de contagem de tempo e enviar o sinal de time code para a câmera. João Godoy. O método de trabalho do som direto: manual para captação de som direto em produções audiovisuais. São Paulo: Mnemocine Editorial, 2014, p. 23-4 (com adaptações)

Com base no procedimento descrito acima e nos equipamentos e dispositivos de áudio e vídeo, julgue: 

A utilização de gravadores digitais multipistas reduz as perdas de material de áudio gravado direto, pois, se houver ruído ou falha em um dos canais de áudio, será possível editar o material preservado em outros canais.