Visibilidade

Conjunto de manifestações que tornam essa organização perceptível ao seu público. A visibilidade na imprensa se dá a partir da mediação entre as perspectivas/interesses organizacionais e as visões/objetivos do campo jornalístico, mas não pode ser controlada pelas organizações. Portanto, apresenta-se, ao mesmo tempo, como ação estratégica e risco para as organizações.

É através da visibilidade midiática que as organizações buscam justificar suas ações e disputar o apoio ou a simpatia da opinião pública. Os meios de comunicação (re) produzem os diversos discursos sociais e, assim, oferecem o ambiente em que as atitudes individuais e coletivas são publicamente explicadas. Caminho compulsório para a conquista da legitimidade, a mídia abre “novos espaços para a representação dos indivíduos e instituições perante a sociedade”. Thompson

Para obter visibilidade midiática, legitimar a identidade organizacional e formar imagem-conceito associada à credibilidade, a assessoria de imprensa deve mediar os discursos e interesses das organizações e as visões e os objetivos do campo jornalístico. Ou seja, a visibilidade midiática em espaço noticioso requer das organizações a produção e a oferta de informações que, mesmo passíveis de atender aos seus objetivos particulares, também possuam valores-notícia.