Two Step Flow Communication

Two Step Flow Communication, ou Teoria dos Dois Níveis, destaca a importância dos formadores de opinião comunitários como construtores de opinião pública em pequena escala. É determinado justamente pela mediação que os líderes de opinião desenvolvem entre a mídia e os outros indivíduos do grupo.

Líder de Opinião é aquele que por suas quantidades de iniciativa e conformidade social filtra os anseios e necessidades do grupo. Os líderes de opinião servem de agentes principais da mudança de opinião. Segundo as Teorias das Influências Seletivas, Abordagem Empírica de Campo (Efeitos Limitados) de Paul Lazarfeld, os Líderes de Opinião são pessoas capazes de influenciar outras pessoas na hora da tomada de uma decisão. São membros da comunidade que influenciam pessoas em concorrência com os meios de massa. 

Lazarsfeld, na pesquisa, passa a insistir num 'processo indireto de influência' onde as dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos. É a teoria Two-Step Flw Communicationa, ou Teoria dos Dois Níveis: em pesquisa eleitorais a campanhas presidenciais nos Estados Unidos descobriu-se o papel desempenhado pelo líderes de opinião de grupos e comunidades. Eles são as verdadeiras mediações entre os meios de comunicação e os indivíduos menos interessados. Ou seja, os mass media devem levar em consideração, além das técnicas persuasivas, o fator influência pessoal. E última instância, esses fluxos sociais locais é que determinam a aceitação dos conteúdos programados pelos media." Marcondes Filho