Twitter

Twitter é uma rede social (microblogging), criada em 2006, que permite aos usuários enviar e receber ("tweets") atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres - em 2017 foi ampliado para 280 caracteres). As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores. As atualizações de um perfil podem ocorrer por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. Os principais recursos são: 

  • Retweet - Função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original.
  • Twitter List - Recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.
  • Trending Topics (TTs) - Lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista os marcadores, também conhecidos por hashtags, (#) e nomes próprios.
  • API - Possibilitam a realização de sorteios, promoções e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a respeito da sua marca ou serviço.
  • Conta Verificada - recurso disponível para atestação do perfil oficial de instituições e personalidades.