Thumbnail

Thumbnails (unhas do polegar) são versões reduzidas de imagens, usadas para tornar mais fácil o processo de as procurar e reconhecer. Os motores de busca de imagem e programas de organização. Como os thumbnails automáticos reduzem imagens grandes para um tamanho menor, o resultado pode não ter uma elevada qualidade, o que resulta de um redimensionamento da imagem. Na prática, o tamanho visível de uma imagem em pixels deve corresponder sempre ao seu tamanho atual, uma vez que o objetivo de se englobarem thumbnails numa página web é o de diminuir o tempo de download da página, o que não se consegue apenas alterando as propriedades da imagem. 

Um thumbnail tem, normalmente, um comprimento entre 80 e 200 pixels. O projeto internacional Dunhuang para a uniformização da digitalização e manuseamento de imagens especifica um tamanho de 96 pixels a 72 dpi.

O termo "vinheta" é, por vezes, usado para descrever uma imagem que é menor do que a original, mais larga que um thumbnail mas com menos de 250 pixels de comprimento.