Retórica

Retórica é a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. "A Retórica como uma arte que se dedica a dirimir discursivamente uma questão tida por premente, a qual requer uma decisão através do emprego deliberado de estratégias persuasivas dirigidas a um conjunto particular de pessoas, visando transformar uma dada situação – existente e problemática – por intermédio da adoção de novas formas de pensamento e ação". Mateus

Aristóteles (384-322 a.C.), na frase de abertura de A Arte da Retórica, afirma que "a retórica é a contraparte da dialética". Assim, enquanto os métodos dialéticos são necessários para encontrar a verdade em questões teóricas, métodos retóricos são necessários em assuntos práticos, tais como a defesa da culpa ou inocência de alguém, quando acusado perante a lei ou para decidir um curso de ação prudente a ser tomado por uma assembleia deliberativa.

A retórica apela à audiência em três frentes: logospathos e ethos. A elaboração do discurso e sua exposição exigem atenção a cinco dimensões que se complementam:

  • Invenção: a escolha dos conteúdos do discurso.
  • Disposição: organização dos conteúdos num todo estruturado.
  • Elocução: a expressão adequada dos conteúdos.
  • Memorização do discurso.
  • Ação: sobre a declamação do discurso, na qual a modulação da voz e gestos devem estar em consonância com o conteúdo.