Redator Publicitário

Redator publicitário (copywriter) é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo das peças publicitárias. Copywriting é o conjunto de técnicas focadas em vendas e conversão. 

O redator é responsável pela autoria criativa de peças publicitárias e seus conteúdos. É responsável pelas palavras, termos, traços estilísticos, discurso, e tudo mais que se refere à linguagem empregada nas peças, de acordo com a temática eleita para a campanha. Além disso, uma das principais atribuições do redator publicitário é conceituar: criar e estabelecer a linha comunicativa que vai traduzir o conceito definido pela equipe de criação.

Redator x Diretor de Arte

Dentro das agências de propaganda a criação publicitária é realizada pelo Redator junto com o Diretor de Arte. Em conjunto, formam a dupla de criação, uma equipe encarregada de criar e conceber ideias a partir do posicionamento definido pela agência para atender à necessidade apontada pelo marketing do cliente e pela aprovação e direcionamento criativo das ideias apresentadas no departamento criativo. O redator trata da criação de chamadas ou títulos e textos, e ao diretor de arte compete bolar a peça publicitaria em termos gráficos. Inicialmente, ao elaborar um anúncio, determina-se o tema e a maneira de apresentá-lo e desenvolvê-lo. Em seguida, o redator irá estabelecer se o texto será feito de forma direta ou indireta e se em linguagem racional ou emotiva.