Publicidade Institucional

Publicidade institucional é toda propaganda que não pretende aumentar os lucros de uma empresa, mas divulgar uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico. O público-alvo é o interno em sua maioria, mas também o externo. 

Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues: publicidade institucional, propaganda institucional e endomarketing. 

A publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição. O papel de trabalhar com o público interno é essencialmente do endomarketing, contudo a criação de qualquer tipo de material a este público é a publicidade institucional. O endomarketing é a ferramenta que evita a disparidade do discurso institucional com as ações organizacionais praticadas dentro da instituição. Já a propaganda institucional está ligada a estratégia de comunicação. 

No âmbito governamental, a Lei Federal n. 9.504/97, que regula sobre as eleições dispõem no artigo 73, inciso Vi, caput b, afirma que:

"Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral"

Com isso, subentende-se do que a publicidade institucional não visa apenas a boa figuração a seu público interno, mas essencialmente transpassar ao público externo determinados preceitos que irão valorizar a instituição de um ponto de vista simbólico para o comunidade/ambiente que a instituição pertence ou está inserida.