Processo Comunicativo

O termo Processo Comunicativo trata do Composto da Comunicação Organizacional, que é a união da comunicação institucional, mercadológica e interna.

Para Barbosa e Rabaça são situações de comunicação interpessoal, direta ou indireta, no interior de uma organização (comunicação intra-organizacional). Ou situações de comunicação entre duas ou mais organizações (comunicação interorganizacional).

Kunsch (2003) divide a comunicação organizacional em quatro tipologias, denominando-as de: comunicação interna, comunicação mercadológica, comunicação institucional e comunicação administrativa.

A comunicação organizacional concentra-se na busca da sinergia do conjunto das modalidades de comunicação praticadas dentro das organizações. O composto da comunicação organizacional é a união da comunicação institucional, mercadológica e interna.

A ação estratégica de uma organização, elaborada com base no diagnóstico global e em uma visão geral da organização, levando-se em consideração o processo de relacionamento entre a organização e os seus públicos, individual ou simultaneamente". Resolução 43/2002 (Define as funções e atividades privativas dos Profissionais de Relações Públicas)