Princípios de Planejamento de sites noticiosos

Sobre os princípios de planejamento de sites noticiosos, citados no livro Jornalismo na Internet, J. B Pinto afirma que:

"O processo global de construção de um Website envolve a execução de 5 etapas, na prática em estágios consecutivos: análise e planejamento, design, implementação, teste e suporte. 

A primeira etapa - análise e planejamento - deve ser orientada por dez pontos básicos, assim descritos por Ward: 1. Pergunte a você mesmo se online é o meio correto; 2. Defina com quem você pretende se comunicar e o que você está tentando comunicar; 3. Defina sua missão e os objetivos do seu site; 4. Considere qual é todo o conteúdo potencial do site; 5. Organize o conteúdo em seções; 6. Escolha uma estrutura para as suas seções; 7. Forneça aos usuários as ferramentas que permitam que eles encontrem o seu caminho em todas as seções. 8. Faça o site como um todo apresentar-se de maneira efetiva em termos visuais. 9. Assegure-se que o site como um todo funciona corretamente no meio virtual. 10. Verifique o que seus usuária pensam do site ante de colocar o endereço em funcionamento.

O design é a etapa correspondente ao desenvolvimento das estruturas e formas funcionais do site, do seu inter-relacionamento e dos seus aspectos visuais e comunicacionais. A implementação, no terceiro estágio, consiste em produzir o site e providenciar a sua publicação, por meio de um provedor, na rede mundial.

Na etapa de teste, deve ser verificado o correto funcionamento das páginas do site e dos seus recursos, procedendo ao acerto do erros que eventualmente se manifestem. O último estágio - suporte - consiste em garantir uma adequada manutenção do site e oferecer apoio constante para as necessidades de atualização técnica e de conteúdo".