Plano de Comunicação

O Plano de Comunicação (PC) utiliza canais de comunicação de marketing como publicidade, relações públicas, experiências ou correio direto, por exemplo, para alcançar um público alvo. Serve como guia para a comunicação e para os esforços de patrocínio durante a duração do projeto. Planejar e executar um plano de comunicação significa propor e levar a termo ações que permitam, por exemplo, significativa melhora da imagem da instituição junto aos seus públicos. Para a elaboração de um PC deve-se realizar em um primeiro momento: reunião com cliente para estabelecer primeiro contato e possíveis estratégias; busca de informações do assessorado para diagnóstico preliminar; pesquisa mais aprofundada sobre assessorado na mídia, além dos riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria. 

É em sete etapas que se prepara um plano de comunicação: Análise da Situação, Orientação Estratégica, Escolha dos Meios, Orientação Criativa, Pré testes e realização técnica, Preparação do orçamento e Avaliação dos resultados. Essas etapas do processo de planejamento pode ser sistematizadas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.

Consultoria que deve ser composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação atual do negócio e estabelecendo as estratégias que deverão assumir a comunicação organizacional.

Em um PC são utilizados os seis elementos básicos da comunicação: transmissor, mensagem, comunicação, canal de comunicação, mecanismo de feedback, receptor/público e quadro de tempo. 

Um PC deve incluir: 

  • - Quem - os públicos-alvo 
  • - O quê - as mensagens-chave que estão tentando ser articuladas 
  • - Quando - tempo, irá especificar o tempo apropriado de entrega para cada mensagem 
  • - Por quê - os resultados desejados 
  • - Como - o veículo de comunicação (como a mensagem será entregue) 
  • - Por quem - o remetente (que determina quem entregará a informação e como ele ou ela é escolhido)