Pesquisa de Opinião

Processo de comunicação e interação voltado para o levantamento de informações e identificação de opiniões a fim de obter, pela tabulação e cruzamento de dados, uma análise quantitativa que indique a natureza de uma organização. Esse resultado oferece elementos percentuais que orientam a tomada de decisão pela área de comunicação. Resolução 43/ 2002 (Define as funções e atividades privativas dos Profissionais de Relações Públicas).

A pesquisa de opinião pública é vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais. Medem abstrações pessoais e individuais que, articuladas, demonstram as percepções e intenções de um determinado grupo. 

Levantamento de informações detalhadas a respeito da opinião do público sobre determinado assunto, acontecimento etc., para fundamentar trabalho científico que não prevê aplicações práticas imediatas para suas propostas ou descobertas. Além de serem aplicadas à comunicação política, as pesquisas de opinião são igualmente úteis na identificação de gostos e tendências de compra de potenciais grupos de consumidores. Utilizam-se também os métodos de pesquisa de opinião para medir e avaliar a recepção de um programa de rádio ou televisão. Nesse sentido, a pesquisa de opinião é chamada de pesquisa de audiência. É claro que as informações obtidas pelas pesquisas de audiência servem para planejar programas futuros." Neiva