People meter

Dispositivo que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio. Um codificador de áudio ou vídeo é instalado na emissora ou na rede cabo, e emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio da emissora. Na casa do espectador outro dispositivo é instalado que envia de uma série de informações, tais como: Frequência do canal, hora em que foi sintonizado/dessintonizado, hora em que a TV foi desligada, entre outros. 

Os lares que têm um medidor de audiências instalado são escolhidos através de sorteio e precisam assinar um contrato de confidencialidade com a empresa, garantindo que não revelarão que são lares monitorados, a fim de garantir que os hábitos dos espectadores não possam ser influenciados por terceiros.

Na televisão o reconhecimento do programa que está sendo assistido é feito através da análise e identificação do áudio que está sendo tocado. Os dados são transmitidos via rede celular e enviados à central da empresa responsável pelo peoplemeter para a consolidação dos dados e posterior análise.

Os "pontos de IBOPE" (pontos de audiência de um determinado programa - rádio ou TV) refletem quantos espectadores existem para um determinado programa, em comparação com o total de aparelhos ligados.

Um ponto de audiência representa 1% do universo pesquisado em todas as regiões onde a medição é realizada. Por exemplo, 1 ponto de audiência representa, em 2017, mais de 70 mil lares e quase 200 mil pessoas na Grande SP e mais de 44 mil lares e 116 mil pessoas na Grande Rio de Janeiro.