Missão, Visão e Valores

 As organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players. A definição da missão, visão e revisão dos valores das organizações estão compreendidos na etapa de planejamento estratégico.

  • Missão - A missão é o propósito da organização. Detalhamento da razão de ser da empresa. A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá. Na missão, acentua-se o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.  É a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro. Deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
  • Visão - É responsável por nortear a organização. O que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e como ela espera ser vista por todos. Imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso. Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro
  • Valores - Convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.