Métricas em Mídias Sociais

Métrica é um indicador para avaliar o desempenho/performance de um objeto de análise. No Marketing Digital, são um novo conjunto de métricas para monitorar o sucesso das táticas de marketing de atração nas mídias sociais. Os indicadores-padrão como o número de visitantes ou cliques no website em um anúncio não avaliam corretamente o engajamento. Para isso, avalia-se o tempo dedicado a um website, o número de comentários postados, tempo dedicado assistindo a um vídeo e outras métricas para avaliar a força do engajamento de cada website. Outra métrica de desempenho utilizada pelo profissionais de marketing inclui, volume de conversação sobre um tópico para um período específico, o número e o crescimento de fãs, amigos ou seguidores em uma página de rede social, índice para repasse para vídeos e outros conteúdos, número de downloads ou uploads de um conteúdo, número de avaliações, revisões, assinaturas, ou marcadores sociais entre outros. 
 
Principais métricas em social media: 
Fãs / Seguidores / Inscritos 
Likes / Favorites / Classificações / +1 
Shares / Comentários / Replies / Retweets / Compartilhamentos 
Alcance / Impressões 
Polarização de menções 

A base de toda análise de métricas é o parâmetro de comparação utilizado. Parâmetros servem para balizar análises e também traçar metas 

Histórico da marca 
Concorrentes 
Mercado 
Dados sócio-demográficos 

Uma análise de métricas envolve escolher as métricas corretas para avaliar o seu objetivo. O trabalho de métricas deve ser pautado na boa escolha dos KPIs KPIs = Key Performance Indicators (Indicadores-chave de desempenho).