Marketing Promocional

Marketing Promocional são os descontos de preço na hora da compra de um produto ou serviço. Seu conceito fundamental está muito mais próximo da palavra “divulgar” do que da palavra “promoção”. Varia de acordo com o produto ou o serviço a ser promovido e o objetivo dessa promoção. As formas de Marketing Promocional são:
  • Distribuição e apresentação do produto/serviço - Técnicas promocionais que objetivam apresentar, demonstrar, educar sobre as qualidades e desempenho da marca promovida bem como destacá-la no ponto de venda/exposição. Envolve também show room, degustação, distribuição de amostras, ações de merchandising e materiais de PDV, exibitécnica, vitrinismo, literatura e material de apoio a vendas etc.
  • Ofertas monetárias - Liquidação, reembolso, distribuição de cupons de desconto, bonificação, ações cooperadas, compensações comerciais e todos os incentivos que se fundamentem em vantagens financeiras, temporárias, para o comprador ou revendedor.
  • Ofertas não-monetárias (de produtos) Técnicas promocionais pelas quais as vantagens ao comprador/revendedor vêm atreladas à oferta de produtos extras tangíveis: bônus pack, pacote de produtos, compre 3 pague 2; embalagem promocional; 
  • Distribuição de prêmios e brindes Distribuição gratuita ou paga de bens tangíveis ou intangíveis por meio de técnicas variadas como concurso, concurso cultural, sorteio, vale-brinde, premiação instantânea, prêmio autoliquidante (selfliquidated), promoção de continuidade, junte e troque, coleção, álbum de figurinhas, brindes entre outras.
  • Incentivos Abrange atividades de marketing de incentivo em que a oferta de recompensas estimula usuários a participar de um programa contínuo de relacionamento com a marca e envolve troca de prêmios por pontos acumulados, concursos de vendas e incentivos à produtividade. 
  • Eventos promocionais Lançamento de produtos, eventos corporativos, sociais, culturais e esportivos patrocinados ou proprietários da marca, e outras tantas variantes como feiras, exposições, convenções, seminários, encontros, fóruns, simpósios, congressos, cursos, treinamento, workshop, festivais, copas, jogos, gincanas, desfiles, festejos, efemérides, certames, shows, patrocínios, circuitos etc.