Marketing de Resposta Direta

O marketing de resposta direta é planejado para provocar uma resposta imediata e levar os prospects a realizar alguma ação específica, como se cadastrar em sua lista de e-mails, pegar o telefone e ligar para obter mais informações, fazer um pedido ou ser direcionado para uma página da internet. É uma ferramenta de propaganda implementada com o objetivo específico de ativar, de modo dirigido, individual e controlado, os consumidores de uma empresa ou seus canais de distribuição.

Principais características:
  • Rastreável -  Quando alguém responde, sabe-se que o anúncio e que a mídia foi responsável por gerar a resposta. Na mídia de massa ou com o branding  isso não é possível.
  • Mensurável - Pode-se medir exatamente a eficácia de cada anúncio. 
  • Chamadas de apelo e copy de vendas - Utiliza mensagens convincentes, de grande interesse para os seus clientes potenciais. Utiliza títulos que chamam a atenção com um forte copy (texto) de vendas. Muitas vezes, o anúncio se parece mais com um editorial do que com um anúncio.
  • Direcionado a um público específico ou um nicho - O anúncio tem o objetivo de engajar um público-alvo restrito. O alvo são prospects de setores específicos, regiões ou nichos de mercado. 
  • Faz uma oferta específica - O anúncio faz uma oferta específica, com percepção de valor. O objetivo não é necessariamente vender qualquer coisa a partir do anúncio, mas simplesmente fazer com que o prospect tome a próxima ação, como pedir um relatório gratuito.
  • Exige uma resposta - A propaganda de resposta direta tem uma “chamada à ação”, levando o prospect a fazer algo específico. Também inclui um meio de resposta e de “captura” dessas respostas.
  • Acompanha em vários passos de curto prazo - Em troca da captura dos dados do cliente em potencial, são oferecidas informações valiosas sobre o problema do prospect.
  • Acompanha os leads (interessados) não convertidos - As pessoas que não respondem dentro do período de acompanhamento de curto prazo podem ter muitas razões para não se tornarem clientes imediatamente. Eles devem continuar a receber mensagens suas algumas vezes por mês.