Lei da Reciprocidade

Na fotografia, a Lei da Reciprocidade se refere a uma técnico utilizada na fotometria. 

Nela, dois controles de exposição (obturador e diafragma) e a sensibilidade do meio de captura (ISO) são inter-relacionados, ou seja, uma mesma medição de luz pode ser conseguida com ajustes relacionados envolvendo esses três fatores. 

Para realizar uma foto, quando se mede a luz tem-se um valor de abertura (diafragma) e tempo de exposição (obturador). Esses valores podem ser alterado, mantendo a mesma medição de luz, usando a reciprocidade. Essa mudança pode ocorrer caso haja, por exemplo, a necessidade de menos tempo de exposição. Nesse caso, pode-se contar pontos (ou terços de pontos) para diminuir o tempo e contar o mesmo número para abrir o diafragma. Se, por outro lado, deseja-se aumentar o tempo de exposição, deve-se fechar o diafragma para compensar o aumento de luz com mais tempo.  

Se a abertura de diafragma é f/11 e o tempo de exposição 1/60, mas deseja-se ter um controle de foco seletivo para que o fundo fique desfocado. Então, pode-se passar a abertura do diafragma para f/4 e o tempo de exposição em 1/500. Para passar de f/11 a f/4  3 f-stop (4, 5.6, 8, 11), então deve-se diminuir o tempo de exposição em 3 pontos (60, 125, 250, 500).  

No caso de mudar o ISO, para usar uma sensibilidade maior a luz pode-se ter um tempo de exposição menor com a mesma abertura ou uma abertura de diafragma menor com o mesmo tempo. O mesmo vale para sensibilidade menor a luz onde podemos usar um tempo maior de exposição ou uma abertura de diafragma maior. 

São muitas as possibilidades de se manter a mesma exposição, alterando os três parâmetros das câmeras digitais. Mas, devemos lembrar que se desejamos: 

  • fechar o diafragma devemos aumentar o tempo de exposição ou o ISO; 

  • abrir o diafragma, devemos diminuir o tempo de exposição ou o ISO; 

  • diminuir o tempo de exposição, devemos abrir o diafragma ou aumentar o ISO; 

  • aumentar o tempo de exposição, devemos fechar o diafragma ou diminuir o ISO; 

  • diminuir o ISO, devemos abrir o diafragma ou aumentar o tempo de exposição; e 

  • aumentar o ISO, devemos fechar o diafragma ou diminuir o tempo de exposição.