Entrevista Ping-Pong

Entrevista em formato de perguntas e respostas. Deve ter texto introdutório (entre 10 a 15) contendo um resumo do tema abordado, além de pequeno perfil do entrevistado. Pode conter também dados do local, hora e duração da conversa, se forem relevantes. A entrevista deve ser gravada, de preferência com dois gravadores para ser reproduzida com fidelidade.

Na transcrição das perguntas e respostas, deve ser o mais fiel possível. No entanto, deve-se suprimir redundâncias e marcas de oralidade (gírias e cacoetes, oriundos de regionalismos e características pessoais devem permanecer inalterados), sem alterar as ideias do entrevistado. Deve-se fazer uma seleção dos trechos mais relevantes para o contexto da pauta, ou do perfil da publicação. As palavras não devem ser trocadas (para palavrões usa-se abreviaturas) e não se deve modificar o estilo do entrevistado.

Em temas polêmicos e delicados, se a fonte fugir ao tema, deve-se voltar ao assunto, nas interrogações seguintes. Contudo, não se deve insistir em perguntas que se concordou, previamente, em não fazer.