Emojis

Emoji é uma palavra de origem japonesa. É composta pela junção dos elementos (imagem) e MOJI (letra). É um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa. Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de forma rápida e sem a necessidade de textos explicativos.

Os emojis são muito utilizados nas redes sociais (Twitter, Facebook etc) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e Telegram.

Em 2015 um emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.

Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.

Emoticons x Emojis

Os emoticons e os emojis não são sinônimos. Ambos possuem conceitos bastante diferentes.

O termo emoticon é a aglutinação da palavras inglesas: emotion (emoção) e icon (ícone), e consiste na utilização de caracteres gráficos para representar emoções humanas. O primeiro emoticon criado foi desenvolvido em 1982 pelo norte americano Scott Fahlman. Foi a representação de um rosto feliz “:-)”.

Já os emojis são representações gráficas que pertencem a uma “biblioteca de imagens” prontas, ou seja, não é necessário o uso de caracteres para formar os emoticons.