Elementos da Comunicação

A comunicação representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um recepto e é associada à linguagem e interação.  É um elemento essencial da interação social humana. A comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor.

Para que a comunicação se efetive, são necessários seis elementos, segundo o linguista Roman Jakobson. São eles: Canal de comunicação, Emissor, Receptor, Mensagem, Contexto, Código e Ruído:

  1. Canal de Comunicação - Corresponde ao local (meio) no qual a mensagem será transmitida (jornal, livro, revista, televisão, telefone etc.) 
  2. Emissor (locutor ou falante) - É aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores (uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa etc.)
  3. Receptor (interlocutor ou ouvinte) - É quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
  4. Mensagem - É o objeto utilizado na comunicação que representa o conteúdo. Conjunto de informações transmitidas pelo locutor
  5. Contexto (referente) - Situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor. Importante para o desenvolvimento da visão pragmática da comunicação.
  6. Código - Conjunto de signos que serão utilizados na mensagem
  7. Ruído - Adicionado posteriormente por estudiosos aos elementos da comunicação, ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor (código utilizado desconhecido pelo interlocutor, voz baixa etc.)