Data Mining

Mineração de dados. Consiste em uma funcionalidade de um sistema que agrega e organiza dados, encontrando padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes.É uma importante ferramenta que potencia a inovação e lucratividade.

A expressão surgiu em 1990 em comunidades de bases de dado. A mineração de dados é a etapa de análise do processo conhecido como KDD (Knowledge Discovery in Databases). O data mining pode ser divido em: exploração, construção de modelo, definição de padrão e validação e verificação. Existem várias empresas e softwares que se dedicam à mineração de dados.

Utiliza técnicas de recuperação de informação, inteligência artificial, reconhecimento de padrões e de estatística para procurar correlações entre diferentes dados que permitam adquirir um conhecimento benéfico para uma empresa ou indivíduo. 

Uma mineração de dados bem executada deve cumprir tarefas como: detecção de anomalias, aprendizagem da regra de associação (modelo de dependência), clustering (agrupamento), classificação, regressão e sumarização. O processo de data mining costuma ocorrer utilizando dados contidos dentro do data warehouse.