Comunicação Interna

A Comunicação Interna é persuasiva. Deve convencer sobre alguma ideia, motivar e integrar a equipe. É a comunicação feita tendo como público alvo os membros de uma organização e seus familiares (público interno). Possui objetivos bem definidos e busca adquirir apoio dos funcionários para determinados objetivos da organização. São instrumentos da comunicação interna o quadro de avisos, house organ, internet, eventos de confraternização, rádio-empresa, telejornal e programas de introdução ao novo funcionário. A comunicação interna é responsável por atender a objetivos definidos para viabilizar a maior interação possível entre a organização e seus empregados. 

Os instrumentos da comunicação interna podem ser formais ou informais. 

  • Formais: Relatórios, Memorandos, Manuais. 
  • Informais: Conversas com colegas, Reuniões informais com superiores.

A comunicação administrativa não deve ser confundida com a comunicação interna.

  • A Comunicação Administrativa é informativaVisa Informar regras, normas da organização, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais, a fim de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, para uma melhor execução de tarefas. 

  • A Comunicação Interna é persuasiva. Deve convencer sobre alguma ideia, motivar e integrar a equipe. Possui objetivos bem definidos e busca adquirir apoio dos funcionários para determinados objetivos da organização.