Blogsfera

Comunidade de blogueiros internautas que mantêm blogues e dialogam por meio de comentários ou posts em outros blogs. Termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Enquanto os blogs são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, a blogosfera é um fenômeno social. Os blogs costumam ser interconectados, e por isso, criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".

O termo "blogosfera" foi criado em 10 de setembro de 1999 por Brad L. Graham como uma piada. Ele foi recriado em 2002 por William Quick e foi rapidamente adotado e propagado pela comunidade de blogs sobre guerras em curso (warblogs). Nesse contexto, a mídia estadunidense começou a usar o termo para discutir opinião pública.

A blogosfera ocasionou o surgimento de diversos sites e serviços da Internet voltados a fornecer ferramentas para o acompanhamento da mesma. Sites como Technorati e Bloglines usam os links criados pelos blogueiros para rastrear as interconexões entre os blogs. Aproveitando as vantagens dos links em hipertexto, que funcionam como marcadores dos assuntos que os blogueiros estão discutindo, esses sites podem seguir o movimento de uma conversa de um blog a outro. Eles também podem ajudar os pesquisadores da informação a descobrir com que velocidade um meme espalha-se pela blogosfera.