Áudio Slideshow

Formato de reportagem do jornalismo online, composto por imagens estáticas, texto e áudio e é constituído pela produção de um conteúdo que funde as linguagens fotográfica, radiofônica, e textual, gerando uma nova linguagem, um modelo narrativo multimidiático particular. Sua estrutura foge da proposta por uma webreportagem tradicional marcada pelo hipertextualidade, e está mais próxima da narrativa radiofônica por ter o som como fio condutor da história. 

É um formato adequado para tratar de assuntos em profundidade, já que conta com o detalhamento de imagem estática aliado ao áudio e ao texto e, sua utilização não demanda de uma produção muito elaborada, como no caso de uma infográfica multimídia, podendo ser inserida no dia-a-dia de uma equipe de reportagem.

Há duas formas de veiculação dos Áudio Slideshows: 

  • 1. Vídeo (principalmente .flv, .mov e MPEG) -  O uso de texto é reduzido devido à limitação do tamanho da janela de vídeo. Além disso, a única opção de navegação é avançando ou retrocedendo o vídeo arrastando a barra do player caso não se seja uma transmissão via streaming. Quando utilizado em sistemas de publicação permite a utilização da função embed (incorporar), estando assim mais adequado a web 2.0. Possibilita ainda que usuários compartilhem o áudio slideshow ou veiculem em suas próprias páginas pessoais. 
  • 2.Galeria de fotos acompanhada por um player de áudio que se inicia normalmente automaticamente com a abertura da página. Cria uma legibilidade maior dos textos e mais opções no momento da fruição.