Assessoria de Imprensa

Órgão de empresa, associação ou repartição pública que realiza a intermediação da comunicação entre uma empresa, entidade ou pessoa física, e os meios de comunicação. Possui como matéria prima a informação e sua divulgação na forma de notícia, utilizando técnicas de jornalismo. A assessoria de imprensa elabora textos para os veículos de comunicação, organiza entrevistas coletivas, articula à participação do cliente em programas de rádio e televisão, além de, planejar e executar diversas outras ações de comunicação, como a elaboração de periódicos dirigidos e de materiais de divulgação. Divulga por iniciativa própria informações não-sigilosas de interesse público ocorridos na entidade. O assessor de imprensa desempenha um papel estratégico para a colocação da empresa na mídia.

Assessoria de imprensa. Extensivamente, assessoria de comunicação. Em geral, no primeiro caso, restringe-se às relações com os veículos; no segundo caso, pode incorporar relações com agências de publicidade, RP, lobby, etc. Presta um serviço de administração das notícias, cujo fluxo da fonte para os meios, e vice-versa, se faz por seu intermediário. Seu âmbito envolve uma especialização, privativa do jornalista. Suas atividades, desenvolvidas por pessoas físicas ou jurídicas, abrangem a execução de políticas de comunicação, a organização de entrevistas, sinopses, análises, e a produção de publicações - jornais, revistas, programas de rádio e de TV, etc. - e textos de apoio ou press releases". Bahia