D.com - Dicionário de comunicação social

Nosso Dicionário de Comunicação Social On-Line - D.Com tem a finalidade de acumular todas as terminologias úteis e jargões das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação social, além de neologismos que surgiram com o advento da internet e das novas tecnologias. Por isso, está em constante atualização e aprimoramento.

DPCM

Differential Pulse Code Modulation. Tipo de modulação de sinais (vídeo e áudio) que gera alguma economia de espectro. (click no título/link para ver a definição completa)

D-MAC

Sistema MAC que usa áudio digital no formato NICAM. (click no título/link para ver a definição completa)

Downstream keyer

É um key que insere um sinal depois do sistema de efeito. Permite manter o key "no ar"enquanto os fundos e os efeitos mudam atrás dele. (click no título/link para ver a definição completa)

Downstream

É qualquer efeito colocado no sinal depois de ter passado por outros dispositivos. Comum em mesas de corte. (click no título/link para ver a definição completa)

Divcon

Titulador. É um sistema que gera informações escritas para um locutor através do computador. (click no título/link para ver a definição completa)

Distribuidor

Equipamento que tem várias saídas para uma única entrada. Em TV é comum encontrar distribuidores de áudio, vídeo e pulsos. (click no título/link para ver a definição completa)

Display

Tela para mostrar alguma informação. (click no título/link para ver a definição completa)

Disolve

É um efeito (de áudio ou vídeo), onde uma fonte vai sumindo enquanto a outra vai aparecendo. (click no título/link para ver a definição completa)

Dinâmico

Tipo de microfone que tem uma bobina suspensa, a qual é  movimentada pela pressão sonora gerando o sinal elétrico proporcional ao som. (click no título/link para ver a definição completa)

Delay line

Linha de retardo. Equipamento usado em instalações de TV para retardar um sinal em relação a outro. (click no título/link para ver a definição completa)