D.com - Dicionário de comunicação social

Nosso Dicionário de Comunicação Social On-Line - D.Com tem a finalidade de acumular todas as terminologias úteis e jargões das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação social, além de neologismos que surgiram com o advento da internet e das novas tecnologias. Por isso, está em constante atualização e aprimoramento.

Sondagens

As sondagens são um tipo de inquérito (survey). O inquérito é o método universalmente aceite para estudar cientificamente a opinião pública. Há quatro tipos básicos de inquérito: Sondagem de Opinião Pública (public opinion poll), Estudo de Mercado (market research), Inquérito Estatístico Descritivo (descriptive statistical surveys) e Inquérito de Investigação Social (social research surveys).

Um sondagem ou estudo de opinião é mede opiniões, atitudes ou comportamentos através de questionários passados a um grupo que se pretende representativo da população que queremos estudar, com o objetivo de tirar conclusões que se aplicam (generalizam) a toda a população.

Editoração

Conjunto de atividades funcionais de um editor (seleção de originais, compra de direitos autorais, contratação de tradutores, supervisão da preparação de originais, escolha da tipologia, assentamento da diagramação, escolha da capa etc.). 2. Preparação de originais (textos para posterior produção gráfica). (Neiva). Sistema de funções inerentes ao editor, compreende setores específicos de produtividade, dentre os quais direção, seleção de originais, preparação dos originais, composição, revisão, impressão ou reprodução, propaganda, distribuição e comercialização, etc. Essas funções se estendem e se desdobram à medida que a editoração incorpora à produção do livro ou à edição da qual resulta um produto para ler, ver e ouvir, novos formatos gráfico-editoriais, novos suportes e novos conceitos de difusão cultural, nem sempre dependentes exclusivamente do editor. (Bahia).

Preparação de Original

Também conhecido como Preparação de Texto. É a organização e adequação dos originais para publicação. Envolve marcação, normatização e revisão de texto. (Barbosa e Rabaça). É o ato ou processo de pôr um texto original, manuscrito, datilografado ou impresso, tecnicamente em condições de ser publicado, corrigindo-o gramaticalmente, por vezes fazendo observações quanto ao seu conteúdo, adequando-o às normas editoriais etc. (Neiva).

Processo que em editoração se articula com a edição e a revisão, consiste no acabamento dos originais para publicação, etapa que precede a composição. Usual nas atividades gráfico-editoriais - principalmente nas editoras de livros - compreende a correção do texto quanto à concordância, regência, pontuação, ortografia e outros elementos de sintaxe (redação), tornando-o inteligível e publicado." Bahia

Ganho de ponto

No processo de flexografia pode ocorrer o ganho de ponto que pode resultar em marcas indesejáveis (salto tonal). Nesse caso, um ponto de 1% no monitor pode se tornar em até 20% na impressão devido ao ganho de ponto. Por isso, o gradiente ou partes com retícula mais suave deve ser separado da mesma cor exata ou de chapados. O ganho de ponto (salto tonal) ocorre frequentemente com imagens CMYK com muito contraste.

Gris

 Gris (cinza) é a cor intermediária entre o branco e preto. Em um modelo subtrativo de cores (CMYK), ou seja, de emprego de pigmentos, é obtido pela adição de preto. Em um modelo aditivo (RGB), ou seja, emprego de luzes, é obtido pela adição de quantidades iguais de vermelho, verde e azul. Duas cores são ditas complementares quando sua adição resulta em cinza. 

Imposição

Halftone

EPS

Layout

Gama de Cores (Gamut)

Gama de cores ou escala de cores (Gamut) trata de quais cores podem ser processadas pelo respectivo meio, seja ele um monitor ou uma impressora. A expressão "fora de gama" significa que a cor não pode ser determinada com precisão em algum dispositivo. Existem diferentes tipos de padrões de cores, todos trabalham com uma faixa da Gama de cores. com o RGB, CMYK, HSB, etc.



Todos os direitos reservados (C) 2015 Comuniqueiro