D.com - Dicionário de comunicação social

Nosso Dicionário de Comunicação Social On-Line - D.Com tem a finalidade de acumular todas as terminologias úteis e jargões das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e comunicação social, além de neologismos que surgiram com o advento da internet e das novas tecnologias. Por isso, está em constante atualização e aprimoramento.

Instantaneidade

Instantaneidade/ Atualização Contínua - Capacidade de transmitir instantaneamente um fato. É muito rápido, fácil e barato inserir ou modificar notícias em formato binário. Mantém o usuário informado assim que os fatos acontecem. Contudo, falhas podem ser detectadas, principalmente por conta da rapidez, já que muitas vezes a informação deixa de ser apurada da maneira mais completa. Em alguns casos, a falta de uma conferência anterior a publicação online também provoca erros de português e compromete o rigor na apuração dos fatos. 

(clique no título/link para ver a definição completa)

Regra de ouro dos 3 cliques

Segundo a chamada regra de ouro dos 3 cliques,o internauta deixará o site se não conseguir encontrar a informação que procura nos primeiros 3 cliques. Com o tempo, essa regra passou a ser contestada, e, hoje é vista como um mito. Testes de usabilidade têm desafiado a chamada regra dos 3 cliques. A verdade é que não são poucos cliques que trazem satisfação aos internautas, o que realmente conta é a facilidade da navegação. Se o usuário não precisar pensar em cada clique que der, ele não se importará em dar alguns cliques a mais.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Mídia Ninja

(Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 250 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pela militância sociopolítica, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013.

Atualmente, além das transmissões em fluxo de vídeo em tempo real, pela Internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel, a rede possui um portal de notícias. A estrutura da Mídia Ninja faz uso das redes sociais, como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Instagram na divulgação de notícias.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Comunicação Segmentada

A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. A Internet se destaca por ser o meio onde a comunicação segmentada pode ser melhor utilizada.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Reportagem assistida por computador

Emprego de técnicas instrumentais: a navegação e busca na internet, utilização de planilhas de cálculo e banco de dados. "Trata-se de colher e processar informação primária ou pelos menos, intermediária entre a constatação empírica da realidade e a produção de mensagens compreensíveis para o público." LAGE Segundo Elliot Jaspin, pioneiro da modalidade nos EUA, a RAC não substitui a reportagem tradicional, mas a complementa. "Sempre será preciso apurar, entrevistar, checar, ouvir o outro lado".

(clique no título/link para ver a definição completa)

Administração de relacionamentos corporativos

O relacionamento com os públicos estratégicos precisa ser estabelecido como um processo permanente que envolve comprometimento e colaboração entre as partes e deve ser planejado para que possa ser monitorado e gerar retorno à empresa.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Administração da controvérsia pública

A administração da controvérsia pública é considerada uma função determinante e decisiva para o desenvolvimento do processo gerador de públicos e da opinião pública. A controvérsia pública, segundo diversos autores (Andrade, 1983; Senac e Solórzano, 1999) pode ser definida como uma longa discussão na qual as diferenças de opiniões e pareceres estão em jogo.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Eyetrack

A pesquisa de estudos de usabilidade chamada de ‘Eyetrack’ (‘rastro’ ou ‘caminho’ do olho) estabeleceu um padrão com que os usuários percorrem a tela do computador, formando um “F” na tela. Ou seja, o eyetracking mostra que usuários lêem páginas na Web no padrão de formato “F”: dois traços horizontais e um vertical. O padrão dominante pela leitura é composta por 3 componentes.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Multilide

Apresenta os dados essenciais aos poucos, não exatamente no primeiro parágrafo. É uma espécie de antilide, na medida em que esvazia o primeiro parágrafo da concentração dos dados essenciais e os apresenta aos poucos. Discurso como um jorro, sem pirâmide invertida.

(clique no título/link para ver a definição completa)

Web 4.0

Será como um gigantesco sistema operacional inteligente e dinâmico. Esse sistema será capaz de suportar as interações dos indivíduos, utilizando dados disponíveis, instantâneos ou históricos, para propor ou suportar a tomada de decisão. 

(clique no título/link para ver a definição completa)